40bi©photo

BREVE HISTÓRICO DO 40º BATALHÃO DE INFANTARIA

O 40º Batalhão de Infantaria sediado em Cratéus, Ceará, ocupa as instalações que pertenceram ao 4º Batalhão Ferroviário (1955/1958) e ao 4º Batalhão de Engenharia de Construção (1958/1973), após a transferência deste último para a cidade de Barreiras, na Bahia. Sua instalação ocorreu em 8 de março de 1973, com a chegada do destacamento precursor da 2ª Companhia de Fuzileiros do 23º Batalhão de Caçadores, sediado em Fortaleza. Somente em 31 de dezembro de 1974, recebeu a denominação de 40º Batalhão de Infantaria, ficando diretamente subordinado ao Comando da 10ª Região Militar - Região Martim Soares Moreno e fazendo parte do Comando Militar do Nordeste, sediado em Recife, Pernambuco.

Devido a proximidade do Batalhão com a cidade de Tamboril (cerca de 60 quilômetros), terra natal do Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, o Batalhão vem ao longo dos anos realizando uma série de atividades determinadas pelo Comando da 10ª RM, em homenagem ao Patrono da Infantaria, seja na sede do município de Tamboril, no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio, seja no Monumento à Sampaio na Fazenda Vitor, local de nascimento do Patrono da Infantaria e distante de 30 quilômetros da sede.

Nas recentes Comemorações Nacionais da Arma de Infantaria realizadas a partir do ano de 2008 e a Comemoração Nacional do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio. em 24 de maio de 2010, o 40º BI vem participando de maneira bastante eficiente e destacada, tendo adotado, com justo orgulho profissional, o topônimo de "GUARDIÃO DO BERÇO DE SAMPAIO".

NOTÍCIAS DO 40º BATALHÃO DE INFANTARIA

:: Passagem de Comando do 40º BI: Cel D'Artagnan - Missão cumprida! Ten Cel Henrique Sá - muitos êxitos no seu Comando!

SAIBA MAIS

LEGIÃO DA INFANTARIA BRIGADEIRO SAMPAIO ARMA DE INFANTARIA


Legião da Infantaria do Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados