Em cumprimento à Diretriz do Comandante do Exército, constante da Portaria Nº 301, de 7 de maio de 2007, a Comemoração Nacional da Arma de Infantaria passou, em 2008, a ser realizada em Fortaleza, Ceará, onde os restos mortais do nosso Patrono - Brigadeiro Antonio de Sampaio, estão repousando em um Panteon, localizado na área frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar – Região Martins Soares Moreno. Esse sítio histórico abriga em suas instalações, protegidas por muralhas seculares, um forte simbolismo - o fato do jovem sertanejo Antônio de Sampaio ter assentado praça em 1830, no mesmo local que à época, abrigava o 22º Batalhão de Caçadores.

Para 2009, além das festividades em Fortaleza, o Dia da Infantaria - 24 de Maio - será comemorado em Tamboril, terra natal do nosso Patrono, localizado a aproximadamente 300 quilômetros de Fortaleza. Caberá ao Comando Militar do Nordeste, liderado pelo General-de-Exército Marius Teixeira Neto, a Presidência da Comissão Organizadora da referida Comemoração, ficando a cargo do Comando da 10ª Região Militar - Região Martim Soares Moreno, a Coordenação Geral e a execução das diferentes atividades.

Em 2008, a Comemoração Nacional a cargo do Comando da 10ª Região Militar foi realizada com grande eficiência e brilhantismo e constou de uma série de atividades, que contou com uma expressiva participação da sociedade cearense, em especial na cidade de Fortaleza. Toda a experiência adquirida nos eventos realizados será revertida na melhoria dos mesmos, sempre com o foco voltado para o ano de 2010, quando o nosso Patrono - Brigadeiro Sampaio completará o seu Bicentenário de Nascimento.


Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados