PROPOSTA DE PORTARIA DOS 200 ANOS É ENCAMINHADA AO COMANDO MILITAR DO NORDESTE
Coordenação da Comissão Organizadora inicia seus trabalhos no Comando da 10ª Região Militar - Região Martim Soares Moreno

Panteon de Sampaio - foto©alexuchoa-10rm

Como passo inicial dos trabalhos da Comissão Organizadora do Bicentenário do Brigadeiro Antonio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, responsável pelas atividades a serem realizados no ano de 2010, nas cidades de Fortaleza e Tamboril, foi elaborada uma proposta da Portaria a ser aprovada pelo Comandante do Exército, versando sobre as Comemorações do Bicentenário de Sampaio em 24 de maio de 2010.

A proposta segue em linhas gerais a portaria alusiva aos 200 Anos do Marechal Osorio - O Legendário e Patrono da Arma de Cavalaria, cuja comemoração se estendeu ao longo do ano de 2008, culminando com um grande festividade no dia 8 de maio, data natalícia do Patrono da arma ligeira. As festividades dos 200 Anos de Osorio se desenvolveram principalmente nos Comandos Militares do Leste e do Sul.

As festividades dos 200 Anos de Sampaio, se desenvolverão em todos os Comandos Militares de Área, com ênfase para o Comando Militar do Nordeste/Comando da 10ª Região Militar, pelo fato de ser o Ceará sua terra natal e os restos mortais estarem repousando em um Panteon situado na parte frontal da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, sede atual do Comando da Região Martim Soares Moreno.

Um fato de grande relevância é que no antigo Forte, nos idos de 1830, abrigou em suas seculares muralhas o 22º Batalhão de Caçadores, que teve como um de seus conscritos o então jovem Antonio de Sampaio, oriundo da cidade de Tamboril, no Ceará, distante de cerca de 27 quilômetros da capital - Fortaleza.

Em 2008 a Comemoração Nacional da Arma de Infantariafoi realizada pelo Comando da 10ª Região Militar, com grande eficiência e brilhantismo, e constou de uma série de atividades que contou com uma expressiva participação da sociedade cearense, em especial nas cidades de Fortaleza e Tamboril, que com justo orgulho poderam festejar a data de nascimento de um dos seus mais ilustres filhos.

Toda a experiência adquirida nos eventos realizados, será integralmente revertida na melhoria dos mesmos, na Comemoração Nacional da Arma de Infantaria em 2009 em Fortaleza e Tamboril, sempre com o foco voltado para o ano de 2010, quando acontecerá o Bicentenário de Nascimento do nosso Patrono - Brigadeiro Antonio de Sampaio.

Fonte: LegInf on line (27|12|2008|1800h)

Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados