LEGIÃO DA INFANTARIA (PORTO ALEGRE) - 10 ANOS (24 MAI 2002/24 MAI 2012)

leginf©allphotos

A Legião da Infantaria do Ceará sente-se honrada em poder homenagear a Legião da Infantaria de Porto Alegre no mês de maio do ano de 2012 por seus dez anos de criação. Essa feliz iniciativa veio preencher uma lacuna existente na nossa Arma, que era a existência de uma "confraria" que periodicamente reunisse os Infantes de todas as gerações com o objetivo de preservar e cultuar os valores da "rainha das armas". Solidariedade, despreendimento, espírito de sacríficio, perseverança, obstinação, preparo físico e psicológico, camaradagem, são alguns dos atributos exigidos dos soldados de Infantaria.

Essa iniciativa, partida de um grupo de infantes da ativa e da reserva em Porto Alegre, ganhou de imediato o apoio incondicional do então Comandante Militar do Sul, General-de-Exército Pedro Augusto da Silva Néto, um dos partícipes da reunião de criação da Legião da Infantaria, tendo a mesma sido criada oficialmente em 24 de maio de 2002.

Entretanto, a iniciativa não ficou restrita à capital gaúcha, pois esse ato balizou o início de uma verdadeira cruzada pelo Gen Silva Néto, em busca de estender para todo o Brasil essa idéia. Pessoalmente expediu correspondência para todos os Oficiais-Generais, oriundos da arma de Infantaria, em função de Comando, concitando-os a criar uma Legião na sua guarnição.
Junto, encaminhou minuta do Estatuto, da Comissão Diretora, de um Informativo e o modelo do Estandarte e do símbolo da Legião, inspirado no "psilito". De Porto Alegre seguiu para Brasília onde, mais uma vez, liderou a criação da Legião de Brasília e do seu "site".
Foi Presidente da Comissão Diretora e Presidente de Honra, até a sua prematura partida ocorrida em 26 de dezembro de 2007. Parabéns Legião! Obrigado Gen Silva Néto!



Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados