LEGIÃO DA INFANTARIA NO BRASIL - HISTÓRICO

leginfbsb©imagem

Em 24 de maio de 2002 foi criada, em Porto Alegre, a Legião da Infantaria, integrada por Oficiais de Infantaria da Ativa e da Reserva, moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Tal iniciativa foi liderada e implantada pelo Comandante Militar do Sul, General-de-Exército Pedro Augusto da Silva Néto, oriundo da Arma de Infantaria (Turma de 1960), que, de imediato contou com adesão total dos Infantes da área.

Diante do sucesso obtido, teve o Gen Silva Néto, a iniciativa de expedir correspondência pessoal para todos os Grandes Comandos e Grandes Unidades, comandadas por Oficiais-Generais oriundos da Arma de Infantaria, encaminhando o Estatuto da Legião da Infantaria e outras publicações, facilitando bastante a sua implantação.

Graças a essa ação, a Legião da Infantaria foi implantada em Santa Maria (15 Out 2002), Cuiabá (15 Abr 2003), Jaboatão dos Guararapes e Recife (01 Ago 2003), Brasília (20 Set 2003), Manaus (31 Out 2003), Fortaleza (11 Nov 2003), Curitiba (05 Dez 2003), Vale do Paraíba (07 Dez 2003), São Paulo (15 Dez 2003), Belém (15 Abr 2004), Salvador (24 Mai 2004), Porto Velho (24 mai 2004), Teresina (19 Mar 2005), São Luis (28 Fev 2008) e Maceió (23 Mai 2011).

Segundo o próprio Gen Silva Néto, a Legião da Infantaria foi inspirada em entidades congêneres existentes em Porto Alegre: a 3C - Confraria dos Camaradas de Cavalaria, a Ordem de Santa Bárbara (da Artilharia),o Corpo de Engenheiros e a Confraria dos Integrantes e ex-Integrantes do Serviço de Saúde. Foi uma feliz iniciativa que ficará marcada para sempre no espírito imortal da Infantaria Brasileira!

Sua criação veio preencher uma lacuna existente na nossa Arma, criando essa "confraria" que periodicamente reune os Infantes de todas as gerações com o objetivo de preservar e cultuar os valores da "rainha das armas". Solidariedade, despreendimento, espírito de sacríficio, perseverança, obstinação, vigor físico, camaradagem e determinação, são alguns dos atributos que nós Infantes devemos sempre cultivar. Em reconhecimento a essa ação, a Legião da Infantaria de Brasília homenageou-o em 27 de maio de 2011, com a denominação de "Legião General Silva Néto" em seu Estandarte, após seu prematuro falecimento ocorrido em 26 de dezembro de 2007.

A criação da Legião da Infantaria em Fortaleza, teve um significado todo especial, por se tratar da capital do estado natal de nosso Patrono. A reunião aconteceu no dia 11 de novembro de 2003, no Quartel-General do Comando da 10ª Região Militar (10ª RM), em Fortaleza com grande participação de Oficiais de Infantaria, da ativa e da reserva. Na ocasião foi constituída a 1ª Comissão Diretora da Legião da Infantaria, foi apresentado o Estandarte da Legião e empossados como seu primeiro Presidente o Gen Ex Domingos Miguel Antônio Gazzineo e como Presidente-Executivo o Gen Div Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, por ser o Oficial-General da Ativa, mais antigo da Arma de Infantaria. (veja a matéria com fotos abaixo)

Foi assumido um compromisso pela Comissão Diretora, da realização anual de uma comemoração englobando:
- uma homenagem ao Patrono no seu Panteão;
- a tradicional formatura do Dia da Infantaria, a cargo do 23º Batalhão de Caçadores; e
- a homenagem à Sampaio no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio, em Tamboril, terra natal do Patrono da Arma de Infantaria, a cargo do 40º Batalhão de Infantaria - "Guardião do Berço de Sampaio". 

A homenagem à Sampaio em seu Panteão, situado na parte frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, tem um valor imaterial muito grande pois o local onde estão depositados seus restos mortais, é o mesmo que abrigou em suas seculares muralhas, o jovem sertanejo Antônio de Sampaio no longínquo 17 de julho de 1830, quando da sua incorporação, como voluntário, ao 22º Batalhão de Caçadores, sediado à época na histórica fortificação.

Dentre as modernidades da Legião da Infantaria estão a criação de dois sites: o da Legião de Brasília, implantado ainda pelo seu fundador, Gen Ex Silva Néto, em meados de 2003 e o site da nossa Legião da Infantaria do Ceará, "no ar" desde 15 de janeiro de 2009.

Obrigado Gen Silva Néto!


SAIBA MAIS SOBRE A LEGIÃO DA INFANTARIA VISITANDO OS LINKS ABAIXO:





Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados