25bc©photo

BREVE HISTÓRICO DO 25º BATALHÃO DE CAÇADORES

O 25º Batalhão de Caçadores - "Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco" tem suas raízes no 48º Batalhão de Caçadores de São Luiz, quando em 2 de janeiro de 1918, foi criado o 44º Batalhão de Caçadores, em Teresina. Seu primeiro Comandante foi o Capitão de Infantaria Domingos Monteiro. Somente em 11 de dezembro  de 1919 recebeu a denominação de 25º Batalhão de Caçadores (25° BC) e em 16 de dezembro de 1925, sob o comando do Coronel Gustavo Frederico Bentemuller, passou a ocupar suas belas e imponentes instalações.

O 25º BC teve participações importantes no cenário nacional e internacional, destacando-se a importante participação na Segunda Guerra Mundial, contribuindo com dezenas de militares do Batalhão na formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Integrou o contigente da III Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola(UNAVEM III) em 1995 e contribuiu com tropa para o 10º Contingente do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), em 2008  e 2010.

Em 11 de julho de 2005, o 25º BC recebeu a denominação histórica de “BATALHÃO ALFERES LEONARDO DE CARVALHO CASTELO BRANCO” e respectivo Estandarte Histórico, em reconhecimento aos atos de bravura, capacidade de liderança e a forma como o jovem Alferes motivou e conduziu os patriotas a lutarem contra a resistência portuguesa, durante o processo de consolidação da independência do Brasil.

No presente, o 25º BC passou a cumprir a nobre e dignificante tarefa de formar Oficiais da Reserva da Arma de Infantaria, no seu NPOR, criado em 23 de dezembro de 2010. É uma unidade que ao longo da sua existência vem honrando suas tradições, cumprindo fielmente todas as atividades ligadas ao seu adestramento militar, bem como, de acordo com a Carta Magna Brasileira, auxiliando o processo evolutivo nacional por intermédio da realização de atividades subsidiárias.

Na recente Comemoração Nacional do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio, o 25º BC enviou uma representção integrada por seu Comandante, Banda de Música e uma Companhia de Fuzileiros para a cidade de Tamboril, no Ceará, terra natal do Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, onde participou das atividades determinadas pelo Comando da 10ª RM, em homenagem ao Patrono da Infantaria, naquela localidade.

O 25º Batalhão de Caçadores é uma das Unidades de combate diretamente subordinada ao Comando da 10ª Região Militar - Região Martim Soares Moreno, sediado em Fortaleza, Ceará e fazendo parte do Comando Militar do Nordeste, com sede em Recife, Pernambuco.

 

NOTÍCIAS DO 25º BATALHÃO DE CAÇADORES

:: Passagem de Comando do 25º BC: Cel Paulino - missão cumprida! Ten Cel Nixon - boa sorte no Comando!



SAIBA MAIS

LEGIÃO DA INFANTARIA BRIGADEIRO SAMPAIO ARMA DE INFANTARIA


Legião da Infantaria do Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados