COMANDO DE FRONTEIRA RIO NEGRO/5º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA
"BATALHÃO FORTE SÃO GABRIEL"

5bis©photo

BREVE HISTÓRICO DO COMANDO DE FRONTEIRA RIO NEGRO/5ºBATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA(CFRN/5ºBIS)

Forte São Gabriel - A região amazônica foi uma conquista portuguesa feita durante o período da união das Coroas Ibéricas, por ordem do próprio Rei da Espanha, Filipe IV, preocupado com as infiltrações inglesas, francesas e holandesas no vale do Rio Amazonas. Em 1761, os portugueses construiram o "Forte São Gabriel". Em 1784, o engenheiro militar Manuel da Gama Lobo d'Almada é nomeado para assumir o Comando Militar do Alto Rio Negro composto pelos fortes de São Gabriel e São José de Marabitanas, atual Cucuí, distrito de São Gabriel da Cachoeira-AM, além de um quartel na Vila de Mariuá, atual Barcelos-AM. Sua missão era orientar o povoamento, promover a defesa e desenvolver a região. Lobo d'Almada impunha-se aos seus subordinados pelo exemplo e pela coragem. Dizia com frequência: "Todo o sangue que corre a serviço da Pátria é nobre."

Inauguração do 4º Pelotão Especial de Fronteira - Em 1940, foi inaugurado o 4º Pelotão Especial de Fronteira da Amazônia com sede em Cucuí, com a missão de defender e desenvolver a região. Segundo os nativos da região, Cucuí significa, em linguagem índigena, "Caído do Céu".

Criação da 5ª Companhia Especial de Fronteira - Em 03 de dezembro de 1984, foi criada a 5ª Companhia Especial de Fronteira (5ª CEF) com sede em São Gabriel da Cachoeira, ocupando as antigas instalações da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1ª/1º BEC), com a missão de vigiar e proteger as fronteiras do Brasil com a Venezuela e Colômbia na região denominada "Cabeça do Cachorro". A 5ª CEF passou a ter a seu comando o Pelotão Especial de Fronteira de Cucuí e o Destacamento do Pelotão Especial de Fronteira de Yauaretê, distrito de São Gabriel da Cachoeira, que era mobiliado por um pelotão do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS) de Manaus-AM.

Criação do 5º Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão Especial de Fronteira - Em 23 de setembro de 1987, foi extinta a 5ª CEF e criado o 5º Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão Especial de Fronteira (5º CFRN e 5º BEF). A criação desta unidade foi fruto do Programa do Governo Federal denominado "Programa Calha Norte". A partir de 01 de janeiro de 1988, ao tempo da criação do 5º CFRN e 5º BEF, iniciaram-se as obras de construção dos demais Pelotões Especiais de Fronteira.

Criação do 1º Pelotão Especial de Fronteira - Em 17 de junho de 1988, foi inaugurado o 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF/5º BEF) sediado em Yauaretê, distrito de São Gabriel da Cachoeira.

Criação do 3º Pelotão Especial de Fronteira - Em 17 de junho de 1988, na mesma data de inauguração do 1º PEF/5º BEF, foi, também, inaugurado o 3º Pelotão Especial de Fronteira (3º PEF/5º BEF) sediado em São Joaquim, distrito de São Gabriel da Cachoeira.

Criação do 2º Pelotão Especial de Fronteira - Em 1º de setembro de 1988, foi inaugurado o 2º Pelotão Especial de Fronteira (2º PEF/5º BEF) sediado em Querari, distrito de São Gabriel da Cachoeira.

Concessão de Denominação Histórica - Em 04 de dezembro de 1990, foi concedida a denominação histórica "Batalhão Forte São Gabriel" ao 5º CFRN e 5º BEF, em homenagem à primeira instalação militar da coroa portuguesa nesta região (1761).

Transformação de 5º CFRN e 5º BEF em CFRN e 5º BIS - Em 01 de junho de 1992, o 5º CFRN e 5º BEF é transformado em Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN e 5º BIS), herdando a denominação histórica "Batalhão Forte São Gabriel".

Passagem de Subordinação à 1ª Brigada de Infantaria de Selva - Em 18 de junho de 1992, o Comando Militar da Amazônia (CMA) passou a subordinação do CFRN e 5º BIS à 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) - Brigada Lobo D'Almada, com sede em Boa Vista-RR.

Criação do 5º Pelotão Especial de Fronteira - Em 29 de abril de 1989, foi instalado um destacamento em Maturacá, distrito de São Gabriel da Cachoeira, com a finalidade de preparar a base para a futura instalação do 5º Pelotão Especial de Fronteira, criado para manter a segurança e a integração da área. Em 30 de junho de 1994, dando prosseguimento a ocupação militar "Projeto Calha Norte", na área de responsabilidade do CFRN e 5º BIS, foi inaugurado, no sopé do Parque Nacional do Pico da Neblina, em Maturacá, o 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF/5º BIS).

Criação do 6º Pelotão Especial de Fronteira - Em 30 de maio de 1999, foi inaugurado o 6º Pelotão Especial de Fronteira (6º PEF/5º BIS) com sede em Pari-Cachoeira, distrito de São Gabriel da Cachoeira.

Criação do 7º Pelotão de Especial de Fronteira - Em 04 de abril de 2003, foi criado o 7º Pelotão Especial de Fronteira (7º PEF/5º BIS) com sede em Tunuí-Cachoeira, distrito de São Gabriel da Cachoeira. Funciona, atualmente, como um destacamento.

Passagem de Subordinação à 2ª Brigada de Infantaria de Selva - Em 16 de junho de 2004, com a criação da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) em São Gabriel da Cachoeira-AM, oriunda de Niterói-RJ, o CFRN e 5º BIS teve sua subordinação passada para esta Brigada.

NOTÍCIAS DO CFRN/5º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA



Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados