ALMOÇO DA INFANTARIA REUNE NO 23º BC INFANTES DE VÁRIAS GERAÇÕES
Gen Div Freire Gomes recebe distintivo como membro honorário da Legião da Infantaria do Ceará

leginfce©photos
Fortaleza - Em prosseguimento aos eventos da Comemoração Nacionalda Arma de Infantaria, foi realizada no dia 20 de maio, quarta-feira, no quartel do 23º Batalhão de Caçadores, a tradicional reunião de confraternização da Legião da Infantaria reunindo Infantes (Oficiais e Praças da ativa e reserva) e convidados.

Na oportunidade o Comandante do 23º Batalhão de Caçadores e Diretor-Executivo da Legião da Infantaria - TenCel SANTOS FILHO externou a satisfação do 23º BC estar sediando mais uma reunião entre as gerações de Infantes e ressaltou a sua importância na manutenção do espírito de corpo que deve reinar na Infantaria.

Após a leitura do histórico da Legião da Infantaria no Brasil, com ênfase à feliz iniciativa do General-de-Exército Pedro Augusto da SILVA NÉTO, da Turma de 1960/ Inf-AMAN, em fundar a Legião da Infantaria em 24 de maio de 2002, em Porto Alegre. (veja na íntegra em Histórico, nas barras abaixo).

A seguir, usou da palavra o Presidente da Legião da Infantaria do Ceará - General-de-Divisão Júlio LIMA VERDE Campos de Oliveira, que externou a grande satisfação em estar participando de mais uma reunião da Legião e da Comemoração Nacional da Infantaria, ter passado a realizar-se de forma definitiva no Ceará. Foi entregue ao General-de-Divisão Marco Antônio FREIRE GOMES, Comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), o distintivo de membro honorário da Legião da Infantaria e um distintivo gande da Legião, como uma forma de agradecimento ao apoio irrestrito que vem sendo prestado às iniciativas propostas pela Presidência da legião da Infantaria do Ceará. Também recebeu o distintivo grande, o Ten Cel SANTOS FILHO, Comandante do 23º BC, por seu profíquo trabalho à frente do seu Batalhão apoiando e realizando atividades em prol do engrandecimento da Infantaria.

A seguir foram entregues os distintivos da Legião da Infantaria aos novos integrantes da Legião e da Falange da Legião da Infantaria (Oficiais e Praças, respectivamente), recém chegados à Guarnição de Fortaleza. Foi entregue pelo Gen Freire Gomes, um mini-busto do Patrono da Infantaria aos Comandantes do 23º BC - Ten Cel SANTOS FILHO, da 10ª Companhia de Guardas - Major MELO e da Companhia de Comando da 10ª Região Militar - Major RENAN, pelos relevantes serviços prestados por suas OM, nas atividades da Legião da Infantaria, no biênio 2014/2015.

Encerrando a reunião usaram da palavra o Gen Div Freire Gomes, Comandante da 10ª RM, que agradeceu a presença de todos e externou a sua satisfação em estar sendo agraciado como membro honorário da Legião da Infantaria e o Gen Ex Gazzineo, Presidente de Honra da Legião da Infantaria, que manifestou a alegria de poder tomar parte de mais uma reunião de congraçamento e exortou aos Infantes presentes a união que deve existir entre os Infantes de hoje e de ontem e a preservação dos valores transmitidos às gerações futuras. Em prosseguimento, foi entoada com muita vibração pelos presentes a Canção da Infantaria e servido o almoço, a cargo do pessoal do aprovisionamento do 23º BC.

O evento contou com a presença do General-de-Exército Domingos Miguel Gazzineo, eterno membro do Alto Comando do Exército e antigo Comandante da 10ª Região Militar, do General-de-Divisão Francisco Batista Torres de Melo, antigo Comandante da 10ª Região Militar, do General-de-Divisão Théo Espíndola Basto, antigo Comandante da 10ª Região Militar, do General-de-Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Presidente da Legião da Infantaria do Ceará, do Chefe do Estado-Maior da 10ª RM, Cel Inf João Batista Neves Neto, dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição, Oficiais de Infantaria da Ativa e da Reserva e de civis convidados amigos do 23º BC.


Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados