FESTA NACIONAL DA INFANTARIA TEM INICIO EM TAMBORIL(CE)
Evento na Fazenda Vitor, local de nascimento do Patrono da Arma de Infantaria, simbolizou a abertura das Comemorações.

40bi-glv©photos2015

A Comemoração Nacional da Arma de Infantaria teve início no dia 16 de maio de 2015, com uma solenidade em Tamboril, Ceará, homenageando o Brigadeiro Antônio de Sampaio, na Fazenda Vitor, distante de 30 km da sede do município, local exato onde ocorreu o seu nascimento, no longínquo dia 24 de maio de 1810.

O evento foi presidido pelo General-de-Divisão Marco Antônio Freire Gomes - Comandante da 10ª Região Militar (10ª RM) e contou com as presenças do Sr José Ramiro Teixeira Júnior, Prefeito Municipal de Tamboril, do Deputado Estadual Jeová Motta, Ex-Prefeito de Tamboril e Secretário de Esportes do Estado do Ceará, do General-de-Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Presidente da Legião da Infantaria do Ceará, do Ten Cel Inf D'Artagan Roberto Ferreira, Comandante do 40º BI, do Cel Inf João Batista Neves Neto, Chefe do Estado-Maior da 10ª RM, dos Comandantes das Organizações Militares sediadas em Fortaleza, de Oficiais do Comando da 10ª RM, de integrantes da Legião da Infantaria, de descendentes diretos do ilustre filho de Tamboril e da população local.

A homenagem contou com a presença de tropa do 40º Batalhão de Infantaria (40º BI), teve como eventos principais a leitura de alusivo ao Brigadeiro Sampaio e uma homenagem ao Patrono junto a um Monumento erguido no local onde existiu a casa que serviu de abrigo a Sampaio.
Um descendente direto do Patrono, Sr Francisco Antônio Sampaio Farias, trineto do Brigadeiro, acendeu uma tocha, simbolizando o espírito imortal do seu ancestral a qual foi conduzida para o Parque Histórico Brigadeiro Sampaio, pela praça mais distinta do 40º BI, do ano de 2015.

A seguir foi prestada uma homenagem à Sampaio por Alunos da Escola Municipal Francisco Lúcio, da comunidade de Oliveiras, em Tamboril, que constou da declamação e leitura de um poema no formato de cordel, destacando aspectos da vida de seu conterrâneo - Antônio de Sampaio. Usaram da palavra fazendo alusão ao significativo evento o Comandante da 10ª RM, Gen Div Freire Gomes e o Prefeito Municipal, Ramiro Júnior.

Encerrando, todos os presentes fizeram questão de registrar suas presenças nesse importante sítio histórico, posando para a posteridade...

ia aqui a m



SAIBA MAIS SOBRE A LEGIÃO DA INFANTARIA DO CEARÁ


Legião da Infantaria do Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados