ALMOÇO DA INFANTARIA NO 23º BC REUNE INFANTES DE VÁRIAS GERAÇÕES
Na ocasião Gen Div Araújo Lima é empossado como Presidente-Executivo da Legião da Infantaria do Ceará
leginfce©photos
Fortaleza - Dentro da programação da Semana da Infantaria aconteceu no dia 24 de maio, sexta-feira, no quartel do 23º Batalhão de Caçadores, a tradicional reunião de confraternização da Legião da Infantaria reunindo Infantes (Oficiais e Praças da ativa e reserva) e convidados.
Na oportunidade o Comandante do 23º Batalhão de Caçadores e Diretor-Executivo da Legião da Infantaria - Cel BASTO ressaltou a importância da reunião entre as gerações de Infantes e que o 23º BC em nossa Capital é a "Casa da Infantaria" onde reside o espírito imortal da Infantaria brasileira.
A seguir foi lido um histórico da Legião da Infantaria no Brasil e em Fortaleza, sendo destacada a feliz iniciativa do General-de-Exército Pedro Augusto da SILVA NÉTO em fundar a Legião da Infantaria em 24 de maio de 2002, em Porto Alegre. (veja na íntegra em Histórico, nas barras abaixo).
Em ato posterior usou da palavra o Presidente da Legião da Infantaria do Ceará - General-de-Divisão Júlio LIMA VERDE Campos de Oliveira, que extrenou a grande satisfação em estar empossando como Presidente-Executivo da Legião da Infantaria do Ceará o General-de-Divisão Carlos César ARAÚJO LIMA, Comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), e Infante da Ativa mais antigo da Guarnição, sendo-lhe entregues o distintivo da Legião da Infantaria, um mini-busto de Sampaio e um exemplar do livro SAMPAIO de autoria de Paulo de Queiroz Duarte, reeditado pela Bibliex, especialmente para o Bicentenário do Patrono da Infantaria.
Cumpre destacar que o cargo de Presidente-Executivo somente é preenchido quando o General Comandante da 10ª Região Militar é oriundo da Arma de Infantaria.
A seguir foram entregues os distintivos da Legião da Infantaria aos novos integrantes da Legião e da Falange da Legião da Infantaria (Oficiais e Praças, respectivamente), recém chegados à Guarnição de Fortaleza, pelos Comandantes do 23º BC - Coronel BASTO; da 10ª Companhia de Guardas - Major BIAZOTO e da Companhia de Comando da 10ª Região Militar - Major FELIPE.
Encerrando a reunião o Gen Div Araújo Lima agradeceu a presença de todos e externou a sua satisfação em estar sendo empossado no cargo de Presidente-Executivo da Legião da Infantaria. Exortou aos Infantes presentes a união que deve existir entre os Infantes de hoje e de ontem e a preservação dos valores transmitidos às gerações futuras, sem perder de vista o legado dos nossos antepassados, como o nosso Patrono e Herói Nacional, que deu sua contribuição máxima à Pátria: sua própria vida, durante os combates da Guerra da Tríplice Aliança.
Em prosseguimento, foi entoada com muita vibração pelos presentes a Canção da Infantaria e servido o almoço.
O evento contou com a presença do General-de-Divisão Carlos César Araújo Lima, Comandante da 10ª Região Militar, e novo Presidente-Executivo da Legião da Infantaria do Ceará, do General-de-Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira - Presidente da Legião da Infantaria do Ceará, do Chefe do Estado-Maior da 10ª RM, Cel Inf Rolim, dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição, Oficiais de Infantaria da Ativa e da Reserva e de civis convidados amigos do 23º BC.

|