ARMAS EM FUNERAL! FAMÍLIA THEOPHILO DE LUTO!
Faleceu em Fortaleza o General-de-Exército Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira
DN-arquivo-maximomoura(26Ago2009)©photo

A Legião da Infantaria do Ceará cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do General-de-Exército TÁCITO THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA, (Escola Militar do Realengo/Inf-Turma 1934) Presidente de Honra da Legião da Infantaria do Ceará, no último dia 30 de agosto, próximo passado na cidade de Fortaleza, onde se encontrava enfermo há algum tempo.
À Família enlutada, as condolências da Legião da Infantaria do Ceará! Armas em Funeral!
LEIA A NOTÍCIA PUBLICADA NA IMPRENSA DE FORTALEZA
Morre General Tácito Theophilo
Diário do Nordeste, 31 de agosto de 2011
LUTO
O General Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira faleceu, na madrugada de ontem, depois de passar um mês internado no Hospital do Exército, na Aldeota. O corpo foi velado na 10ª Região Militar, e o sepultamento aconteceu no Cemitério São João Batista. Ele tinha 97 anos e era casado com Yollanda Gadelha Theóphilo Gaspar.
O oficial-general foi Comandante da 10ª Região Militar em Fortaleza. Era membro titular do Instituto do Ceará, para o qual foi eleito no dia 23 de abril de 1980. Ele era filho de José Theophilo Gaspar de Oliveira e Alice Teixeira Theophilo Gaspar de Oliveira. A esposa do general, Yollanda, é uma escritora com vários livros publicados.
Ele foi eleito presidente do Instituto do Ceará em 1983 e deixou sua marca nos grandes melhoramentos que introduziu na Entidade, tanto em recuperação imobiliária, como no tocante aos serviços.
Durante o governo do presidente Ernesto Geisel, o general Tácito Theophilo ocupou o cargo de Ministro-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas. Ele chegou a representar o Presidente em uma viagem ao Mexico.
Sempre estudioso e dedicado às letras, o General colaborou nas revistas Defesa Nacional e Revista Militar Brasileira, editadas no Rio de Janeiro, participou da edição da História do Exército Brasileiro e publicou estudos sobre Caxias, Sampaio, Tibúrcio, Conde d´Eu, Independência, Guerra da Independência no Piauí e Maranhão, Colonização do Ceará, II Guerra Mundial e Campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Em consequencia, assumiu a Presidência de Honra da Legião da Infantaria do Ceará, o Gen Ex Domingos Miguel Antônio Gazzineo (AMAN/1954), militar da Arma de Infantaria de maior posto na Guarnição de Fortaleza. O Gen Gazzineo era o Presidente da Legião da Infantaria até esta data.

|