O PANTEÃO DO BRIGADEIRO ANTÔNIO DE SAMPAIO EM FORTALEZA

Panteão de Sampaio- alexuchoa ©photos

 

O "Panteão Brigadeiro Sampaio", monumento inaugurado em 24 de maio de 1996, está localizado na parte frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar – Região Martins Soares Moreno, em Fortaleza, Ceará. Nele estão depositados os restos mortais do Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro - Brigadeiro Antônio de Sampaio, herói nacional, que tombou em combate durante a Guerra da Tríplice Aliança que envolveu a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Uma peculiariedade marca esse sítio histórico, protegido por muralhas seculares: o fato do jovem sertanejo Antônio de Sampaio, nascido em 24 de maio de 1810, em Tamboril, Ceará, ter assentado praça em 17 de julho de 1830, justamente na mesma Fortaleza, que à época, abrigava o 22º Batalhão de Caçadores.
A origem do nome da cidade de Fortaleza, está intimamente relacionada a esta fortificação secular, já que a povoação que cresceu junto às muralhas do Forte de Nossa Senhora da Assunção foi em 13 de abril de 1726, elevada à categoria de vila, recebendo em 1823, a denominação de Vila da Fortaleza de Nova Bragança. Com o passar do tempo, permaneceu somente Fortaleza, já que assim era chamada pela população.



Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados