SOLENIDADE HOMENAGEIA O BRIGADEIRO SAMPAIO EM TAMBORIL(CE)
Evento no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio (PHBS) assinala os 206 Anos do Patrono em sua terra natal

40bi©photos2016

A solenidade militar no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio (PHBS), foi realizada no dia 21 de maio de 2016, contou com a presença de tropas do 40º Batalhão de Infantaria - "Guardião do Berço de Sampaio" e do 25º Batalhão de Caçadores, Atiradores do Tiro-de-Guerra de Tamboril e da Banda de Música do 25º BC. No início, aconteceu o acendimento da pira guardiã da "chama-viva" de Sampaio, pelo Sr Francisco Antônio Sampaio Farias, tetraneto do Brigadeiro Sampaio, simbolizando a presença de Sampaio na solenidade. Após a leitura de texto homenageando Sampaio, todos os presentes entoaram a Canção da Infantaria. A seguir, o General-de-Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Presidente da Legião da Infantaria do Ceará, entregou uma placa oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará ao Sr Félix Sampaio Farias (In Memoriam) que foi recebida por seus filhos Francisco Antônio (Sampaio) Farias e Luiz Rodrigues de Farias.

Ainda na solenidade, realizou-se pela segunda , a escalada no Serrote Feiticeiro, por um grupo de militares do 40º BI, seguida pelo hasteamento do Pavilhão Nacional, como uma forma de homenagear o Patrono da Infantaria, que na sua mocidade, segundo os historiadores, perocorreu muitas vezes o referido Serrote, com os seus 800 metros, de altitude, que domina completamente o entorno da paisagem do semi-árido local.
(
veja aqui as imagens da escalada no Serrote Feiticeiro em 2015)

A seguir foi realizada a colocação de uma corbelha de flores junto à Estátua de Sampaio, que desde 2014, ocupa um lugar de destaque no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio, recentemente modernizado. A referida Estátua foi inaugurada solenemente em 24 de maio de 1974 e representa uma justa homenagem à figura do Brigadeiro Sampaio, na sua terra natal, como um exemplo de soldado e líder, que construiu sua carreira militar, galgando todos os postos, de soldado a general, exclusivamente por merecimento e bravura. Usaram da palavra o Sr Ramiro Júnior, Prefeito Municipal e o Cel Carlos Machado, Comandante do Colégio Militar de Fortaleza.

Os eventos foram presididos pelo Coronel Carlos Machado Silva - Comandante do Colégio Militar de Fortaleza (Oficial da Ativa mais antigo presente) e contou com as presenças do Sr José Ramiro Teixeira Júnior, Prefeito Municipal de Tamboril, do General-de-Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Presidente da Legião da Infantaria do Ceará, de Secretários Municipais de Tamboril, do Ten Cel Inf D'Artagan Roberto Ferreira, Comandante do 40º BI, do Cel Art Adriano Cabral de Melo Azevêdo, Chefe do Estado-Maior da 10ª RM, dos Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Fortaleza, Oficiais do Comando da 10ª RM, de integrantes da Legião da Infantaria, de descendentes diretos do ilustre filho de Tamboril e da população local.


CLIQUE E VEJA MAIS IMAGENS DO EVENTO NA GALERIA DE FOTOS DA LEGIÃO DA INFANTARIA DO CEARÁ


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A LEGIÃO DA INFANTARIA DO CEARÁ


Legião da Infantaria do Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados