RECOLETA



leginf©photos

Por decisão do Governo brasileiro, o corpo do Brigadeiro Sampaio foi sepultado com grande pompa no Cemitério da Recoleta em Buenos Aires, no dia 8 de julho de 1866 às 14 horas. Ao descer ao túmulo sua figura foi exaltada pelo Sr Dom Rufino de Elizalde, Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Argentina.
Por solicitação da Coordenação Nacional do Bicentenário de Sampaio, foi feita uma pesquisa em 2009, em Buenos Aires, pelo Coronel do Exército Argentino (Reserva) Jorge Horácio Gomez Pola, em busca dos registros do sepultamento de Sampaio na Recoleta.
Na pesquisa, apoiado pelo General de Divisão (Reserva) Evergisto Arturo de Vergara, conseguiu localizar o registro do sepultamento do Brigadeiro Sampaio, em livro dos anos de 1860 a 1866, constando na folha 355, mês de julho de 1866, ter sido enterrado “ quem em vida era o Brigadeiro Antônio de Sampaio, de 55 anos de idade, na Seção 7 ”
.


Certidão expedida pela Direção do Cemitério da Recoleta (Buenos Aires - ARG)


Cripta Guerreiros do Paraguai dos argentinos que tombaram na Guerra da Tríplice Aliança


Interior da Cripta Guerreiros do Paraguai, destacando-se os vitrais do artista plástico argentino Cândido Lopes que acompanhou etapas da Guerra da Tríplice Aliança.

SAIBA MAIS

RECOLETA


Edição: 05Jul2020-1745
Legião da Infantaria - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados