RECOLETA



leginf©photos

Fruto do entendimento entre o Governo Imperial e o Governo da Província do Ceará, os restos mortais de Sampaio foram retirados do Asilo dos Inválidos da Pátria, e iniciaram às 6 horas do dia 16 de novembro de 1871 sua última viagem com destino ao seu torrão natal. No ato de embarque estiveram presentes: o Visconde de Jaguaribe, Ministro da Guerra; o Visconde do Rio Branco, Presidente do Conselho de Ministros do Império, e outras personalidades.
O corpo do ilustre Brigadeiro chegou à Fortaleza em 25 de novembro de 1871, sendo recebido com honras fúnebres e depositado na cripta da então Matriz de Fortaleza - a Igreja de São José, que seria demolida no ano de 1938, dando lugar à atual Catedral de Fortaleza.

No dia 11 de setembro de 1938 a antiga Sé, construída em 1854, foi demolida, devido a uma forte rachadura nas bases da construção pelo lado do mar, após os engenheiros, em laudo, condenarem a obra. Nesta época D. Manuel da Silva Gomes era o Arcebispo de Fortaleza.

A imagem à esquerda mostra o povo de Fortaleza na última missa realizada na Igreja de São José, antiga Igreja da Sé. A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um monumento em estilo gótico romano e foi inaugurada em 1978, após ter passado quase 40 anos em construção. Situa-se à frente da Praça Dom Pedro II e tem a capacidade para 5.000 pessoas. Destaca-se por sua arquitetura imponente e beleza dos seus vitrais.

SAIBA MAIS

RECOLETA


Edição: 05Jul2020-1745
Legião da Infantaria - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados