RECOLETA



©alexuchoa2004 & leginf©photos

Por empenho dos Generais de Exército Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira e Domingos Miguel Antônio Gazzineo junto ao Senhor Ministro do Exército, Gen Ex Zenildo de Lucena, foi erigido o “Panteão Brigadeiro Sampaio”, na parte frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar (10ª RM), com a finalidade de abrigar de forma definitiva os restos mortais do Patrono da Arma de Infantaria, cuja solenidade de inauguração ocorreu em 24 de maio de 1996.
A construção do Panteão ficou sob a responsabilidade do Comando da 10ª RM, cujo comandante, General de Divisão Frederico Faria Sodré de Castro, contou com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, que cedeu as arquitetas Marilene Fontenele e Beatriz Diógenes, autoras do projeto arquitetônico. Tal iniciativa possibilitou ao Brigadeiro Sampaio um merecido destaque à frente do mesmo Quartel onde iniciou sua carreira militar no longínquo 17 de julho de 1830.

Em 24 de maio de 1996 foi realizada a solenidade do traslado dos restos mortais do Brigadeiro Antônio de Sampaio do Mausoléu da Avenida Bezerra de Menezes, para sua derradeira morada: o “Panteão Brigadeiro Sampaio”, junto ao Comando da 10ª RM.


À esquerda, os restos mortais do Brigadeiro Sampaio são velados em câmara ardente na noite de 23 para 24 de maio de 1996 no Salão de Honra do Comando da 10ª RM, por uma Guarda de Honra envergando uniformes históricos da época de Sampaio. Na direita, palanque das autoridades. Da direita para a esquerda: General Sodré - Comandante da 10ª RM, General Gazzineo - Chefe do Departamento Geral do Pessoal, General Tácito - Presidente do Instituto do Ceará, General Leite - Comandante Militar do Nordeste, Sr Prefeito Municipal de Fortaleza, Gen Pamplona - Chefe do Departamento Geral de Serviços e General Theophilo.

Generais-de-Exército Gazzineo e Pamplona acompanham a urna com os restos mortais do Brigadeiro Sampaio conduzida por Cadetes de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, para sua última morada: o “Panteão Brigadeiro Sampaio”.
A inauguração do “Panteão Brigadeiro Sampaio”, na parte frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em 24 de maio de 1996, possibilitou um merecido local de destaque para o Patrono da Infantaria que retornou ao mesmo quartel onde iniciou em 17 de julho de 1830, sua trajetória vitoriosa, que lhe conduziria no futuro, à seleta galeria dos Heróis da Pátria.

SAIBA MAIS

RECOLETA

Edição: 05Jul2020-1745
Legião da Infantaria - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados