MUSEU BRIGADEIRO SAMPAIO - FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Museu General Sampaio©photo-sgt gerardo-10rm

O Museu Brigadeiro SAMPAIO está localizado na ala norte da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar - Região Martim Soares Moreno, na Avenida Alberto Nepomuceno, s/n, Centro, em Fortaleza, Ceará. Foi inaugurado em 24 de setembro de 1998, pelo Sr Ministro do Exército - Gen Ex ZENILDO de Lucena, no comando do Gen Div Théo Espíndola BASTO, sendo sua primeira instalação o atual salão de honra do Comando da 10ª Região Militar. A sequência de fotos ao lado mostra aspectos do Museu, já no seu atual e definitivo local.

Nas Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio o Museu sofreu uma modernização que constou de uma reforma física de suas instalações e a introdução no seu acervo de diversos painéis assinalando a trajetória vitoriosa do Patrono da Infantaria do seu nascimento ao repouso final em seu Panteão.
Como parte das Comemorações do dia 24 de maio de 2010, o Museu foi reinaugurado pelos Ministro da Defesa - Nelson Jobim e Gen Ex ENZO Martins Peri - Comandante do Exército.

A solenidade contou com as honrosas presenças dos Gen Ex ELITO, MATTOS, SALVADOR, LÚCIO e VILELA, membros do Alto Comando do Exército, oriundos da Arma de Infantaria; dos Min do STM Gen Ex CERQUEIRA e Dr José Coelho; do Gen Ex GAZZINEO, antigo integrante do Alto Comando do Exército e Presidente da Legião da Infantaria do Ceará; de Oficiais-Generais da Ativa e Reserva; representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo; convidados especiais e de descendentes diretos do Brigadeiro Sampaio, destacando-se a Sra MARIA RUTH Amaral de Sampaio - bisneta e Sra INEZ Amaral Sampaio - tataraneta.

Participaram ainda do evento os Gen Div Hélio Chagas de MACEDO Júnior, Comandante da 10ª Região Militar, responsável pela coordenação da solenidade do Bicentenário no estado do Ceará, Gen Div R1 Théo Espíndola BASTO, antigo Comandante da 10ª Região Militar, responsável pela implantação do citado Museu em 1998 e do Gen Div R1 Júlio LIMA VERDE Campos de Oliveira, antigo Comandante da 10ª Região Militar, responsável pela modernização do Museu e pela Coordenação Nacional do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio, nos anos de 2009 e 2010. A sequência de fotos abaixo mostra sua reabertura em 24 Mai 2010 e o acervo atual ampliado e modernizado.


PAINÉIS
CLIQUE NAS LINHAS ABAIXO E VEJA OS PAINÉIS DO MUSEU

 


Comemoração Nacional da Arma de Infantaria ( 2009) e do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio (2010)
Legião da Infantaria - Presidência Executiva - Fortaleza - Ceará - ©2008 - Todos os direitos reservados